50 anos de Maurício de Sousa: grandes comemorações


Depois de um tempo sem postar nada, resolvi voltar. Este ano, mais precisamente no dia 18 de Julho, o maior cartunista brasileiro completou 50 anos de carreira. Sim, já fazem meio século desde que Maurício de Sousa publicou sua primeira tira do Bidu no jornal Folha da Manhã (agora, Folha de
São Paulo). De lá pra cá, foram anos cheios de conquistas, prêmios e principalmente histórias com muita diversão.

As comemorações por esta data foram diversas, a começar pela exposição Maurício 50 anos, no Mube (Museu Brasileiro de Escultura, em SP), que tive o prazer de ir. Toda a história do "pai" da Turma da Mônica foi recontada em cartazes, banners, vídeos, bonecos, textos e prêmios. Também era possível ver novas obras da já existente série Quadrões (que foi exposição por todo o país anos atrás) e esculturas dos personagens mais famosos dos quadrinhos brasileiros.
Entre muitas outras comemorações, sem dúvidas a mais brilhante foi a criação do livro MSP 50 (Maurício de Sousa por 50 artistas), organizado pelo
jornalista Sidney Gusman. Na obra, 50 importantes cartunistas brasileiros retratam os personagens de Maurício, com os traços peculiares de cada um. Entre eles estão Laerte, Ziraldo, Spacca, Jean Galvão e Fernando Gonsales. Um verdadeiro time, pra ninguém botar defeito.
Sem dúvidas, há muito o que comemorar. Maurício de Sousa levou o nome do nosso país em patamares altos, afinal não é todo dia que uma personagem de quadrinhos é escolhida como embaixadora da Unicef, não? A Mônica conseguiu mais esta façanha...e não há Cebolinha que possa roubar seu posto, já que isto está sujeito a coelhadas (hehe). Enfim, vale a pena conferir o livro e, agora, somente fotos da exposição.
Parabéns Maurício! Que Deus te dê muitos mais anos de alegria e vitórias!



Ps.: Eu tenho que agradecer a Deus por poder ter estes momentos e também algumas pessoas. Minha tia Célia (que me deu o livro), meu tio Paulo (que me levou à exposição e
levou meu livro para autografar), minha prima Beatriz (que fez praticamente tudo isso :P) e especialmente à Natália, que me apresentou esse mundo. Obrigado a Todos!

0 comentários: