Mostrando postagens com marcador Deus. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Deus. Mostrar todas as postagens

Discurso de Formatura by me - UMG 40

Em um piscar de olhos. Foi assim que se passaram esses três últimos anos, principalmente para nós, que nos formamos hoje e que deixamos para trás muitos momentos de alegria. Momentos que não se resumem com palavras, mas, sim, com lembranças vívidas dentro de nossos corações. Dia 05 de fevereiro de 2007, uma nova etapa de nossas vidas começava. Alguns estavam ansiosos, outros ainda com receio do Ensino Médio, outros estranhando toda a mudança repentina...o que todos nós tínhamos em comum era o desejo de que os próximos três anos fossem marcantes para nossas vidas. E isso aconteceu.
Grandes coisas aconteceram desse dia em diante. As relações começaram a se espreitarem, os vínculos de amizade foram surgindo, as expectativas pessoais de cada um se cumprindo e unindo esse grupo, que próximo do fim deste mesmo ano se tornaria “A última e melhor geração dos 40”.
Os que vieram depois disso só ajudaram a reforçar nosso nome, afinal “os outros são os outros”. Nenhuma sala talvez tenha sentido tudo o que nós sentimos, vivido tudo o que nós vivemos...desde intervalos na biblioteca à teatros marcantes. Como não se lembrar do “auto da compadecida”? Do “auto da barca do inferno”? Já nas primeiras apresentações, fizemos questão de mostrar a que viemos. Depois vieram “A moreninha”, “memória de um sargento de mílicas”, “o armário” e “a vitória régia e o leitão à pururuca”, que encerrou nossas “aventuras” pelo mundo das artes cênicas, já no nosso 2º ano.
Nestes 3 anos, grandes mudanças aconteceram dentro da nossa sala. A chegada de 120 alunos, mexeu com nossos ânimos...e os professores, rapidamente, sentiram diferenças no nosso comportamento. Falando neles, também são inesquecíveis. Seja por boas aulas, boas conversas, boas risadas ou, simplesmente por não fazerem nada.
Como se esquecer dos MB’s quase impossíveis de se tirar em provas do Hitoshi? Do PIRCEPS do João? Dos CRONOGRAMAS E ANOTAÇÕES do Reinor? Das HISTÓRIAS NOTURNAS da Carmem? Dos “PRESTEM ATENÇÂO” da Nair? Da AMEBA da Amábile? Das LAJES TROPEÇO do Luis Bernardo? Das VIAGENS CANCELADAS da Elizeth? Do TRABALHO INFANTIL do Miguel? Das LEITURAS ANALÍTICAS do Surumba? Dos POLISSACARÍDIOS do Marcelo? Dos APRENDIZADOS com o Marcão? E das AJUDAS do grande Celso? A nossa história, aqui na ETEC Jacinto Ferreira de Sá, sem vocês não seria a mesma. Obrigado, não só por terem sido professores, mas também grandes amigos.
Enfim, com a chegada do Terceiro ano, novas preocupações surgiram. A necessidade de se escolher uma profissão, de almejar um bom emprego, de se sonhar em construir uma família...de crescer! Meus grandes amigos, como se esquecer vocês? Como esquecer as cobranças da Andressa e da Veridiana? Dos desenhos do Well e do Vitinho? Da Gabriela e da Bruna dormindo debruçadas nas suas carteiras? Das caretas da Isabel? Do David enfrentando o Luis Bernardo? Dos “músculos” do Gabriel? Dos choros da Ana Caroline? Das histórias de Ibirarema do Luiz? Das pregações da Ana Carolina? Da animação da Natália Gimenes e da Poliana? Do “som” do Maicon? Dos gritos de “RAINHA” do Allison e do Valdir? Dos plano mirabolantes do Abner e do Júnior? Dos gols da Karina nos interclasses?
Das canções da Karen Souza? Da “simpatia” do César? Das danças do Orlando? Da fome do Douglas? Dos antigos pulos do Michael? Da responsabilidade exagerada da Karen Campos? Da liderança e organização da Lauren? Das risadas do Samuel? Dos casais: Ana e Mateus, Pajé e Fer? Do Felipe falando em jogos a manhã inteira? E dos primeiros lugares da Natália Guerra? Da modéstia do Fernando? Da “coleção” de Lucas? Daqueles que nos deixaram...Nathália Paixão, Thamyres, Iara, Dayane e Rodrigo? Enfim, cada um com seu jeito de ser, conseguiu deixar sua marca na história da nossa eterna escola.
Daqui em diante novos desafios e novas conquistas virão. A distância fortalecerá as amizades, o tempo prolongará as alegrias e a separação nos unirá ainda mais. Pois, mais importante que a presença física, serão as memórias, de um tempo que nos fez crescer, que nos fez sorrir, que nos fez aprender e que nos fez quem somos hoje: a última e melhor geração dos 40.
“Sempre que penso em vocês, agradeço ao meu Deus”, é o que está escrito em Filipenses 1:3. Agradecer, é o que nos resta fazer. Agradecer aos professores e funcionários desta escola, aos nossos pais e familiares, aos nossos amigos e principalmente a Deus, que nos deu a oportunidade de compartilharmos três anos de alegrias, discussões, risadas, lágrimas... “Vocês estão sempre no meu coração. E é justo que eu me sinta assim a respeito de vocês, pois vocês têm participado comigo desse privilégio que Deus me deu.” Assim, com esse versículo de Filipenses é possível expressar tudo o que vivemos. Mais que sacrificante, todas as manhãs que passamos juntos foram momentos em que éramos privilegiados, afinal nós fomos, nós somos e pra sempre seremos A ÚLTIMA E MELHOR GERAÇÃO DOS 40.
Luiz Eduardo Lima

50 anos de Maurício de Sousa: grandes comemorações


Depois de um tempo sem postar nada, resolvi voltar. Este ano, mais precisamente no dia 18 de Julho, o maior cartunista brasileiro completou 50 anos de carreira. Sim, já fazem meio século desde que Maurício de Sousa publicou sua primeira tira do Bidu no jornal Folha da Manhã (agora, Folha de
São Paulo). De lá pra cá, foram anos cheios de conquistas, prêmios e principalmente histórias com muita diversão.

As comemorações por esta data foram diversas, a começar pela exposição Maurício 50 anos, no Mube (Museu Brasileiro de Escultura, em SP), que tive o prazer de ir. Toda a história do "pai" da Turma da Mônica foi recontada em cartazes, banners, vídeos, bonecos, textos e prêmios. Também era possível ver novas obras da já existente série Quadrões (que foi exposição por todo o país anos atrás) e esculturas dos personagens mais famosos dos quadrinhos brasileiros.
Entre muitas outras comemorações, sem dúvidas a mais brilhante foi a criação do livro MSP 50 (Maurício de Sousa por 50 artistas), organizado pelo
jornalista Sidney Gusman. Na obra, 50 importantes cartunistas brasileiros retratam os personagens de Maurício, com os traços peculiares de cada um. Entre eles estão Laerte, Ziraldo, Spacca, Jean Galvão e Fernando Gonsales. Um verdadeiro time, pra ninguém botar defeito.
Sem dúvidas, há muito o que comemorar. Maurício de Sousa levou o nome do nosso país em patamares altos, afinal não é todo dia que uma personagem de quadrinhos é escolhida como embaixadora da Unicef, não? A Mônica conseguiu mais esta façanha...e não há Cebolinha que possa roubar seu posto, já que isto está sujeito a coelhadas (hehe). Enfim, vale a pena conferir o livro e, agora, somente fotos da exposição.
Parabéns Maurício! Que Deus te dê muitos mais anos de alegria e vitórias!



Ps.: Eu tenho que agradecer a Deus por poder ter estes momentos e também algumas pessoas. Minha tia Célia (que me deu o livro), meu tio Paulo (que me levou à exposição e
levou meu livro para autografar), minha prima Beatriz (que fez praticamente tudo isso :P) e especialmente à Natália, que me apresentou esse mundo. Obrigado a Todos!

Mudança

Ahh, a vida corrida não nos dá mais tempo para relaxar. O sossego parece ser algo tão distante da nossa realidade. Os muitos compromissos nos afastam das simples e valiosas coisas da vida. Parece que não temos mais controle sobre o nosso tempo.
Poxa, já se foram quase três anos desde que uma nova escola passou a fazer parte da minha vida. Uma mudança repentina, que certamente a mudou. Para alguém que morava em uma cidade minúscula de interior se tranferir pra uma, um pouco maior, repleta de desconhecidos eu diria ser um grande salto, ainda mais para mim, que tinha receio de sair de casa. A mudança me fez bem.
Os compromissos vieram muito rápido, por outro lado. A tão esperada "maior-idade" (que na verdade eu nunca esperei) parece querer transformar nossa rotina. E, de fato, transforma mesmo, temos que zelar por nós mesmo agora. Eu, sinceramente, não vi o tempo passar. Foram anos tão intensos, que às vezes acho que eu deveria ter aproveitado mais.
Falar isso diante de apenas mais um desafio da vida parece ser algo sem valor. Coisas mais difíceis virão, e certamente teremos que nos "apoiar" em algo ou alguém. Creio que Deus fará o melhor.
Quando já estivermos adultos formados, talvez nem lembremos mais da nossa infância. Talvez esqueçamos das tardes que ficamos jogando "jogos de tabuleiro" na praça com os amigos, bebendo uma tradicional Coca-Cola, ou mesmo daquela troca de presentes no fim do ano...Ah, saudade! Quando a poluição, o barulho e o desgasto físico dominarem as grandes cidades, poderemos estar lá, e só assim, valorizaremos as tranquilidades do interior, sonharemos ser como o caipira Chico Bento, vivendo ao "ar livre", em contato com a natureza e aproveitando cada dia como se ele fosse o último...

Agradecimento

Hoje não é um dia normal. Sou quase um adulto agora. Não pensei que fazer 17 anos fosse algo tão difícil, ainda mais quando você não sabe o que vai ser de você no próximo ano. Eu poderia estar bem pior, já que, graças a Deus, eu tenho uma família, tenho bons amigos, tenho uma escola para estudar, posso ir à Igreja, não me falta o alimento, uso roupas que eu gosto, leio livros legais e tenho saúde. O que mais posso querer? Se eu pudesse escolher meu presente este ano, certamente ele não seria só meu. Gostaria que cada criança tivesse o direito de sonhar, de construir caminhos dignos e viver com alegria. Todos sonham com isso, mas parece que nada muda. Independente de tudo, quero agradecer a Deus por mais um ano e vida, e por me dar a certeza de que o próximo será bem melhor :) ps¹: Parabéns pra mim ;p

Plante uma semente

Os tempos mudaram, isto já é de conhecimento de todos. Mas existem certos valores que não mudam, por exemplo o fato de que ninguém tem o direito de tirar a vida de alguem. Infelizmente os criminosos não concordam muito com esta afirmativa, e o número de homicídios vem crescendo cada ano que passa. Ao depararmos com algum ato de covardia, como por exemplo o assassinato de Isabela Nardoni, o que primeiro vem em nossas mentes é o desejo de justiça, que os responsáveis por tal barbaridade paguem pelo que fizeram. Mas qual o jeito certo de pagar por isto? Em mais de trinte estados norte-americanos a solução escolhida é a pena de morte. No Brasil (graças a Deus) tal procedimento ainda não é adotado. São várias maneiras escolhidas para executar o criminoso, maneiras terríveis, por sinal. É triste saber que, embora tenham errado, estas pessoas não tiveram a oportunidade de escolher uma nova maneira de viver. Muitos dizem não haver solução para certos casos, mas o fato é que temos que ter em mente de que nada (eu disse NADA!) é impossível para Deus, e um passado de injúrias e crimes pode ser transformado em um futuro de boas colheitas e aprendizados, para isto é preciso ter fé. Uma fé que mova montanhas, uma fé que alcance lugares alto, uma fé que toque o coração de Deus, a SUA fé. Não se deve pagar o mal com o mal, pelo contrário. E antes de tudo não devemos julgar. Não conhecemos a história de vida desta pessoa, não sabemos as dificuldades e os problemas que ela passou. A única certeza que temos é que sua vida não deve ter sido nada fácil e que muitas oportunidades lhe foram negadas. Todos temos que acreditar que a mudança de fato existe e que não é preciso que uma vida pague para que isso ocorra. Faça a diferença, acredite em alguem que, aparentemente, não tem nada a oferecer. Dê oportunidades, sonhe os sonhos dela e espere, porque um dia a semente que você plantou se transformará em um pomar de árvores frutíferas.
Luiz Eduardo

Pessoal, os posts estão focados em um mesmo sentido, eu sei. Espero, mesmo assim, que gostem e comentem. Não sou melhor que nínguem para ficar postando mensagens "que ensinam", só estou passando algo que aprendi no dia-a-dia. Sugiram temas para a gente postar. Obrigado :D